SER SUSTENTÁVEL

SER SUSTENTÁVEL

O PORQUÊ DA SUSTENTABILIDADE

Desde o ano 2000 a.C existem Leis para edificação com o objetivo de proteger a vida humana.

Nós arquitetos e engenheiros somos juridicamente obrigados a proteger a saúde, segurança  e o bem estar do público, para isso o governo adota Leis, que até certo ponto tornam nossas edificações mais ecológicas, pois exigem, por exemplo, ventilações, iluminação natural, janelas e até isolamentos térmicos, que inibem a emissão de determinadas toxinas .

Mas um projeto sustentável vai além do aproveitamento de água de chuva, da ventilação natural e do uso de energia solar. O projeto precisa ser social, econômico e ambiental. Nós seres humanos, na busca de atender nossas necessidades atuais, precisamos ter a capacidade de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente sem prejudicar os recursos naturais e as necessidades das futuras gerações.

Na sustentabilidade  trabalhamos com o social, educando o ser humano para que ele possa respeitar o meio em que ele vive. Considero a educação o ponto mais importante do inicio de uma nova consciência sustentável, incentivando as pessoas para observarem detalhes ecologicamente corretos. Esse processo deve ocorrer também nas Universidades, para que os alunos possam aprender a desenvolver habilidades para se tornarem agentes desta mudança como profissionais mais socialmente responsáveis.

Econômico, conscientizar as pessoas que os objetivos de longo prazo precisam “derrotar” as conveniências de curto prazo. Ambiental, com o meio ambiente degradado o ser humano abrevia a vida e o futuro fica insustentável.

 

Add Comment